Apresentação

O Projeto Ondaka nasceu da visão da Ana Bárbara Coimbra Miss Angola 2023, de promover uma alimentação escolar saudável e segura para a comunidade educativa de Angola, utilizando o sistema agrícola da Agricultura Natural, desenvolvido por Mokichi Okada (1882-1955) no Japão. Mais do que uma simples horta escolar, o Ondaka busca plantar sementes de esperança na vida de cada criança angolana. Reconhecido no concurso Miss Universo, na categoria Voice for Change, o projeto recebeu um prêmio pelo seu impacto positivo e agora busca expandir seu alcance com a ajuda de doações através de uma campanha online durante o concurso.

Estamos a semear uma nova mentalidade sustentável e consciente, que gerará frutos abundantes de saúde, educação, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável para centenas de famílias. Pretendemos ainda, mensurar o impacto positivo económico na renda familiar, quando as mesmas forem beneficiadas pelo subsídio alimentar que as hortas escolares poderão fornecer em escala de produção.


Reconhecemos que a força motriz da transformação de um país reside na juventude, e buscamos promover uma mudança de mentalidade, incentivando uma visão positiva e valorizada da carreira agrícola. Nosso objetivo é limpar a imagem distorcida que muitos têm sobre a vida rural e o trabalho no campo, capacitando os jovens com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar essa transição, visto que se quisermos atravessar esse período de mudança, precisaremos certamente de muitos jovens dedicados a esta área para abastecer e suprir a necessidade de alimentos saudáveis em todo território Angolano.

Ao celebrar e investir na produção nacional, vislumbramos um futuro próspero e sustentável para Angola e na Ondaka, acreditamos que a educação e a sustentabilidade são fundamentais para criar um futuro melhor para as próximas gerações, tendo o sistema agrícola da agricultura natural como uma ferramenta e caminho sustentável para a promoção e concretização deste objetivo, nas dimensões da sustentabilidade, econômica, saúde, cultural e social alinhadas com ODS da Agenda 2030 da ONU.

Em Angola, muitos pequenos ainda vivem a dura realidade da fome e desnutrição. Seus sorrisos murcham precocemente por falta de oportunidades para se desenvolverem plenamente. Mas nós acreditamos que a mudança floresce a partir das atitudes de hoje. Foi pensando nisso que idealizamos a Horta Pedagógica Sustentável Ondaka, uma iniciativa que traz muito mais que alimentos para as merendas escolares.

Equipa

 

Ana Coimbra

Idealizadora e Gestora do projeto

 

Tiofil Nicolau - Diretor e Professor voluntário

 

Muhongo - Professor voluntário

 

 

Muhongo - Professor voluntário

 

 

Tiofil Nicolau - Diretor e Professor voluntário

 

Muhongo - Professor voluntário

 

 

Tiofil Nicolau - Diretor e Professor voluntário

Desenvolvemos um projeto modelo implementado na escola ecológica JOBAB, em Luanda aonde já se colhem alguns alimentos que são direcionados à comunidade escolar. (Saiba mais em escolas) Durante o periodo de desenvolvimento deste projeto nós trabalhamos com voluntários dedicados entre eles estão.

A participação de Ana Coimbra , como miss Angola no concurso miss universo permitiu a visibilidade e o reconhecimento internacional do projeto, visto que com o prémio voice for change estaremos agora aptos para dar passos em direção a expansão do projeto por todo o país podendo alcançar assim ainda mais famílias em situação de vúnerabilidade.

As mãozinhas que hoje se sujam de terra, amanhã colherão os frutos de um mundo melhor. Os risos que ecoam na horta serão vozes ativas por um futuro sustentável. As lições de compostagem e reciclagem se transformarão em hábitos que reduzirão desperdícios por gerações.

Estamos aqui por você.
O que você precisa?